Inconfidência

Copeira tem papel fundamental numa cafeteria

Hoje em dia é muito comum ter uma cafeteria dentro de outro estabelecimento comercial. Livrarias, salões de beleza e lojas de departamentos já oferecem esse tipo de espaço, onde o cliente pode relaxar e fazer um lanche entre uma compra e outra. Para cativar o público, o serviço deve ser de qualidade. E é aí que a copeira entra em ação.

Funções da copeira numa cafeteria

Essa profissional é responsável pela preparação de comes e bebes, bem como pela organização da cozinha. Confira a lista detalhada das atribuições.

Lanches

A copeira de uma cafeteria tem de servir um bom café, obviamente. Isso significa que ela deverá aprender a operar maquinário específico, uma vez que o espresso italiano é feito com equipamentos especiais.

Também cabe à colaboradora preparar outros itens do cardápio, como sanduíches e sucos. Além das noções de culinária, ela precisa seguir boas práticas de higiene para evitar contaminações alimentares.

Limpeza

Falando nisso, a higienização dos utensílios de cozinha é fundamental. A copeira tem a função de lavar a louça e a estação de trabalho, usando os produtos de limpeza corretos, para atender às exigências da Vigilância Sanitária.

Organização

Compete ao serviço de copa, ainda, manter as instalações sempre organizadas. Trata-se de um cuidado para a clientela ter uma primeira impressão satisfatória.

Ao chegar numa cafeteria limpinha, com mesas arrumadas e sem vestígio de louça suja nos balcões, o consumidor entende que a equipe zela pela qualidade. Por outro lado, quando há pilhas de xícaras num canto, passa-se a ideia de desleixo.

E é bom lembrar que a organização do ambiente evita desperdícios. Por exemplo, se a copeira mantém todos os filtros de café num único armário, ela tem melhor controle desse material e sabe a hora certa de repor o estoque. Desse modo, o proprietário não precisa adquirir uma quantidade excessiva (e mais cara) do item.

Atendimento

Por fim, vale reforçar a importância da copeira para fidelizar clientes em uma cafeteria. Muitas vezes, ela lida diretamente com o público: recepciona quem chega à loja, anota pedidos e leva o lanche até as mesas.

Todas essas tarefas devem ser cumpridas com simpatia e sorriso no rosto. Mostrar-se à disposição é uma das regras básicas de quem pretende oferecer um serviço de excelência – e, claro, vender mais.

Qualidades de uma boa copeira

Agora que você já conhece as atribuições da copeira na cafeteria, fica mais fácil listar as qualidades que essa profissional deve ter. O rol inclui:

Qualificação para realizar as tarefas corretamente, com agilidade, organização e simpatia;

Experiência para evitar problemas, tais como acidentes na cozinha ou erros na hora de tirar o pedido do cliente;

Asseio, transmitindo higiene por meio de um uniforme bem alinhado, cabelo preso e outros detalhes que fazem a diferença.

Segurança, transmitindo cuidado, pois uma cozinha existem diversos riscos: água quente, óleos, piso escorregadio, e isso evita ônus para o funcionário e empregador.

O treinamento de bons colaboradores leva tempo. Porém, você pode pular essa etapa e contratar uma equipe pronta para assumir a missão. É só investir na terceirização do serviço de copa em sua cafeteria.

Profissionais terceirizados passam por capacitações periódicas. Eles conhecem as melhores práticas para realizar o trabalho com a máxima eficiência. Além disso, custam menos para o contratante, pois os encargos trabalhistas ficam por conta da empresa prestadora.

Quer saber mais? Entre em contato com a Inconfidência e tire suas dúvidas sobre serviços terceirizados. Teremos satisfação em colaborar com o seu negócio.

Assine nosso blog!