7 maneiras simples de economizar água na sua empresa

7 maneiras simples de economizar água na sua empresa

Existem medidas simples para uma gestão inteligente da água nas empresas. Esses cuidados, além de preservar um de nossos maiores bens naturais, ainda contribuem para reduzir a conta no fim do mês. A seguir, veja dicas para começar uma revolução do bem no seu negócio.

Como economizar água na empresa

Cabe dizer que algumas das sugestões abaixo envolvem um aporte financeiro inicial. Evite pensar nelas como despesas. Em vez disso, considere-as estratégias de longo prazo para conquistar a sustentabilidade ambiental e financeira de seu empreendimento. Enfim, vamos à lista.

  1. Conserte vazamentos

Um orifício do tamanho de uma cabeça de alfinete deixa passar até 3,2 mil litros de água por dia. Por isso, vale a pena investir na manutenção predial, especialmente das tubulações. Sinais de infiltração, como piso solto e manchas de umidade nas paredes, são um alerta de que há fissuras no encanamento. Torneiras com baixa vazão também indicam problemas.

  1. Troque as torneiras

Falando nelas, muita gente deixa a torneira aberta desnecessariamente – às vezes, por pura distração. Uma saída é instalar temporizadores, que limitam a vazão a alguns segundos. Já os redutores são peças que, quando acopladas ao bico da estrutura, misturam ar na água, dando sensação de mais volume. O consumo pode cair 75%.

  1. Faça captação pluvial

Outra medida para gerar economia à empresa é apostar no reuso. Canaletas posicionadas no telhado e acopladas numa cisterna podem captar água da chuva. O líquido armazenado servirá para diversos fins, como regar plantas e lavar o chão. Deve-se apenas tomar cuidado para manter o reservatório fechado, o que evita a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

  1. Use descargas ecológicas

Esses mecanismos possuem dois acionamentos. O menor, para higiene simples, é indicado para eliminar líquidos. Já o maior realiza uma higiene completa do vaso quando há dejetos sólidos. Convenhamos que jogar água limpa latrina abaixo não faz muito sentido, né? Por isso, o ideal é usá-la o mínimo possível. Com a descarga ecológica, poupa-se até 25% do que iria pelo ralo.

  1. Conscientize os colaboradores

De nada adianta montar toda essa estrutura, se a equipe não tem consciência do próprio papel para economizar água. Portanto, elabore campanhas que incentivem ao consumo responsável. Se necessário, vale até estipular metas de redução e oferecer recompensas para os departamentos que atingirem esse objetivo.

  1. Terceirize os serviços de limpeza

Equipes profissionais possuem know-how para alcançar a máxima eficiência na higienização de ambientes. Elas usam produtos que rendem mais. Para completar, operam equipamentos próprios para esse fim, capazes de limpar superfícies sem consumir muita água. Melhor confiar em quem entendo do assunto, hein?

  1. Qualifique-se

Quando todas essas medidas para economizar água entrarem em vigor, você poderá pleitear um selo ecológico para sua empresa. Existem diversos sistemas, como o ISO 14001, que concedem tal reconhecimento. São conquistas de prestígio internacional, que podem, inclusive, render novas parcerias comerciais. Afinal, organizações ambientalmente responsáveis têm mais destaque no mercado.

Gostou? Esperamos que as dicas de hoje sejam úteis para você melhorar a gestão de seu negócio. Precisando de serviços terceirizados de limpeza, entre em contato com a Inconfidência. Nossos profissionais estão prontos para atender a qualquer demanda.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa