Terceirização da limpeza: previna doenças no local de trabalho

Terceirização da limpeza: previna doenças no local de trabalho

A higienização do ambiente contribui para você prevenir doenças no local de trabalho. Porém, é preciso conhecimento técnico para atingir bons resultados. Quais produtos utilizar? Que boas práticas seguir? Hoje vamos explicar por que a terceirização de serviços é a maneira mais fácil de lidar com essas questões.

Algumas curiosidades sobre higienização de ambientes

Primeiro, devemos explicar em que consiste a higienização. Ela combina dois procedimentos: limpeza e desinfecção das superfícies. O primeiro é a remoção da sujeira visível (aspirar o pó, passar pano etc.). O segundo prevê a aplicação de uma substância antisséptica para eliminar microrganismos. Dessa forma, o local fica livre tanto de pragas quanto das enfermidades que as criaturas possam causar.

Talvez, aos olhos do público leigo, esse trabalho pareça relativamente simples. Será mesmo? Abaixo, listamos algumas curiosidades para mostrar que a tarefa exige especialização.

– Você sabia que o álcool comum, encontrado no supermercado, não é um bom sanitizante? Na concentração de 40%, o produto dificilmente destrói todos os germes. Já o etanol a 90% é muito volátil, podendo evaporar antes mesmo de fazer efeito. O ideal, portanto, seria utilizar a substância na graduação de 70%.

– Ocorre que o álcool pode ressecar materiais e danificar equipamentos. Por isso, alguns consumidores preferem usar água sanitária como desinfetante. Só que, pura, ela também é abrasiva e tampouco funciona. Deve-se diluí-la em água comum, na proporção certa, para desinfectar corretamente os espaços.

– Vale lembrar que tanto etanol quanto produtos à base de cloro são perigosos. Eles podem causar queimaduras de pele, alergias e até intoxicação. Sendo assim, a equipe responsável pela higienização da área deve vestir equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, máscaras e, dependendo do caso, óculos protetores.

– Por fim, um alerta: certos químicos reagem de maneira inusitada entre eles. Vale lembrar do exemplo das aulas de Ensino Médio. Um ácido poderoso, misturado a soda cáustica (base), gera sal e água. Ou seja: um composto neutro, incapaz de limpar qualquer objeto, muito menos desinfetá-lo. Se o encarregado da limpeza cometer um erro desses, estará apenas desperdiçando tempo e material.

Terceirização otimiza a higienização da empresa

Viu só como a higienização do seu local de trabalho demanda conhecimento? A equipe deve conhecer os produtos de limpeza, saber a maneira correta de aplicá-los e seguir protocolos de segurança específicos. Somente assim a empresa estará livre dos parasitas causadores de doenças.

Obviamente, esse esforço requer investimento em cursos de capacitação e em triagem de pessoal, de modo que os colaboradores encarregados da função estejam altamente qualificados. Será que seu negócio tem tempo, recursos e até expertise para tanto? Não seria melhor delegar a tarefa a quem realmente entenda do assunto?

É por esse motivo que a terceirização do serviço de limpeza se faz necessária. Nessa modalidade, você paga apenas uma taxa pela contratação dos profissionais. Toda a parte de treinamento e qualificação fica a cargo da prestadora.

Colaboradores terceirizados já chegam prontos para cumprir a missão. Eles seguem manuais de boas práticas e sabem exatamente o que fazer para prevenir contaminação na empresa. Quer mais detalhes? Então entre em contato com a Inconfidência e tire suas dúvidas. Estamos à disposição para ajudar.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa