Inconfidência
Treinamento dos colaboradores terceirizados merece atenção

Treinamento dos colaboradores terceirizados merece atenção

Boas práticas. Esse é o nome que damos ao conjunto de normas e procedimentos para realizar um serviço da maneira correta. As equipes precisam observar tais critérios de segurança, eficiência e qualidade para evitar prejuízos à empresa. Por isso, o treinamento dos colaboradores terceirizados se mostra tão importante.

Por que se preocupar com o treinamento da equipe terceirizada

Pense numa atividade altamente especializada, como limpeza em altura. As equipes que higienizam o telhado, ou a fachada do prédio, não podem simplesmente subir num andaime para passar pano numa janela. Elas precisam utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva e passar por capacitações constantes, o que evita acidentes de trabalho.

Parece algo muito fora da realidade de seu pequeno comércio? Então pensemos na faxina do dia a dia. Essa tarefa também demanda conhecimento específico. Desinfetantes abrasivos podem danificar a mobília, ou ser ineficazes para certos materiais, sem contar o risco à saúde. Logo, deve-se saber qual é o produto adequado para cada superfície e como usá-lo sem desperdícios. Essa é uma medida para economia de recursos.

Mudando um pouco o foco, podemos falar dos serviços de zeladoria e manutenção predial. As vistorias periódicas existem para identificar pequenos danos nos sistemas elétrico e hidráulico, por exemplo. Assim, pode-se providenciar o conserto antes que as avarias se transformem em estragos maiores (e mais caros). Novamente, é necessário acionar um profissional qualificado.

E o que dizer da portaria? Os funcionários desse setor zelam pelo bem-estar dos habitantes de um lugar. Portanto, têm que ser capazes de perceber situações de risco, assim como adotar protocolos de segurança.

Todas as tarefas que podem ser terceirizadas numa empresa requerem qualificação técnica. Por mais simples que a função pareça, há um jeito certo de realizá-la. E o treinamento periódico dos colaboradores é o primeiro passo para a excelência das operações.

Treinamento é só um dos critérios para escolher terceirizados

Uma prestadora de serviços terceirizados se destaca pelos cursos de capacitação que oferece aos funcionários. Essa é uma garantia de que as equipes desempenharão seu papel conforme mandam os manuais de boas práticas.

Porém, existem outros elementos que elevam ainda mais o patamar do trabalho (clique nos links para conferir detalhes). Um deles é a presença de um supervisor junto ao time. Essa figura de liderança fica responsável por atender às orientações do contratante e interceder quando houver contratempos.

Outra ferramenta relevante são os KPIs, ou indicadores de desempenho. Essas são métricas de avaliação da capacidade produtiva, como o tempo médio para limpar uma sala. Equipes com KPIs consolidados conseguem atingir metas mais ousadas, pois priorizam a eficiência.

Ainda, vale encontrar uma prestadora que realize triagem por perfil dos colaboradores. Esse cuidado facilita a incorporação dos terceirizados à cultura organizacional da companhia. Afinal, indivíduos diferentes têm personalidades diferentes, e nem sempre elas são as mais adequadas ao ambiente corporativo.

Quer um conselho? Conte com os profissionais da Inconfidência. Temos mais de 48 anos de experiência em terceirização de serviços, e investimos constantemente na qualificação de nossas equipes. Precisando de jardinagem, limpeza, copeiragem, portaria ou manutenção predial, entre em contato conosco para solicitar um orçamento.

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