Terceirização da limpeza no restaurante reduz custos

Terceirização da limpeza no restaurante reduz custos

Diminuir custos operacionais é uma estratégia eficiente para enfrentar períodos de crise. Se o seu restaurante vem gastando demais com insumos e folha salarial, por que não terceirizar algumas atividades secundárias? A higienização de ambientes, por exemplo, pode ser delegada a uma equipe de fora.

Profissionais de limpeza são tão estratégicos quanto um bom cozinheiro. No setor alimentício, é preciso manter copa e cozinha sempre limpas para evitar contaminações. Mais um motivo para investir em profissionais terceirizados: além de desonerar a empresa dos encargos trabalhistas, você tem a garantia de um serviço eficiente. Continue conosco e entenda por quê.

Por que terceirizar a limpeza do restaurante

Em primeiro lugar, equipes terceirizadas passam por cursos de capacitação. As prestadoras de serviço oferecem um treinamento focado a seus colaboradores. Assim, eles chegam ao cliente prontos para desempenhar qualquer missão.

Não estamos falando apenas de boas práticas sanitárias. Um profissional qualificado consegue preservar os recursos materiais e obter a máxima eficiência dos investimentos. 

Por exemplo, você sabia que o bocal do aspirador de pó pode arranhar piso de porcelanato? Ou seja: a pessoa responsável pela limpeza deve utilizar os equipamentos mais adequados para cada ambiente. Isso assegura maior vida útil à mobília e aos revestimentos, evitando gastos com a substituição dessas peças.

Outro ponto importante diz respeito ao consumo de água. Colaboradores terceirizados recebem capacitações para o uso consciente desse recurso natural. Em outras palavras, eles não desperdiçam e reduzem despesas.

Trata-se de uma medida de sustentabilidade tanto para o planeta quanto para o caixa do restaurante. Já bastam os gastos com a água utilizada no preparo de alimentos, certo? Nos outros setores, melhor manter as torneiras fechadas sempre que possível.

Uma equipe de higienização também consegue essa façanha graças aos produtos que emprega na tarefa. As prestadoras têm acesso a artigos de uso profissional. São detergentes, desinfetantes e outras substâncias muito mais eficazes que os itens comprados no varejo. Dessa forma, faz-se mais com menos. Apenas umas gotas são suficientes para limpar louças, bancadas e superfícies em geral, tudo devidamente registrado na ANVISA. 

E menos gasto com produto de limpeza significa o quê? Exatamente, menos custos! Deu para entender como a terceirização é um investimento que se paga, né? Portanto, essa é a solução para restaurantes, cozinhas industriais, refeitórios escolares e quaisquer outros empreendimentos do ramo que queiram economizar.

Como avaliar o trabalho da equipe terceirizada

A redução de custos é muito bem-vinda, mas só se justifica quando a qualidade do serviço permanece alta. Para saber se os profissionais da limpeza atendem à expectativa, aqui vão duas dicas fundamentais.

A primeira é conhecer as exigências da Vigilância Sanitária. Observe se os colaboradores seguem protocolos básicos na cozinha, como lavar as mãos com frequência e adotar uma rotina de higienização.

Junto a isso, tenha KPIs. Essa é a sigla em inglês para indicadores de desempenho. Estipule um tempo padrão para cada atividade e determine metas de trabalho – respeitando, obviamente, a capacidade produtiva dos colaboradores. Confira mais detalhes sobre avaliação de terceirizados no link ao lado.

Aliás, você achou o conteúdo de hoje interessante? Então acesse os demais links do artigo e se aprofunde nos assuntos! E lembre-se: no que precisar, os profissionais da Inconfidência estão a postos para atender à sua demanda. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços de limpeza, portaria e manutenção predial.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa