Inconfidência

Faxina geral: auxílio para renovar o ambiente

A limpeza diária ajuda a manter seu estabelecimento em perfeitas condições de atender o público. É importante varrer o chão ou passar pano nos móveis para evitar o acúmulo de poeira, por exemplo. Porém, lojas e escritórios também devem receber uma faxina geral periodicamente. Trata-se de uma higienização mais pesada.

O objetivo desse procedimento é remover sujidades que não saem apenas com água e sabão. Desse modo, você dá uma cara nova ao local de trabalho. O mobiliário não fica encardido, podendo ser conservado por mais tempo, e até o ar fica mais leve e saudável. Quer saber detalhes? Então siga conosco.

5 dicas para uma faxina geral na empresa

Recomenda-se que a faxina geral de ambientes corporativos seja realizada pelo menos uma vez por semana. Para não atrapalhar o dia a dia da empresa, o processo deve seguir um planejamento das atividades. Isso também ajuda a economizar material de limpeza. Confira as dicas:

  1. Organize o cronograma

Limpeza pesada significa arredar móveis e acionar o aspirador de pó. Essas ações geram algum tumulto. Portanto, procure agendar o serviço para horários de menor movimento.

Manter um cronograma fixo também auxilia a organizar as rotinas internas. Assim, se a faxina ocorre toda quarta-feira, você sabe que não poderá marcar reuniões com clientes no mesmo período.

  1. Setorize a faxina

É importante que a equipe responsável pela higienização siga uma ordem lógica de cômodos. Sugestão: começar pelas salas mais afastadas e ir em direção ao hall de entrada. Escritórios e espaços de reuniões são os primeiros a ser arrumados. Depois, vêm a copa e, por fim, os banheiros.

  1. Tire o pó primeiro

A poeira corresponde à sujeira mais grossa, embora nem sempre esteja visível. Ela deve ser a primeira a sair, de preferência usando-se o aspirador. Somente após essa etapa é possível usar detergentes. Do contrário, os líquidos vãos se misturar ao pó do ambiente e criar um lodo de difícil remoção.

  1. Use os produtos adequados

Tem gente que ainda acredita em soluções de limpeza caseiras, como o álcool. Cuidado! Além de pouco eficaz, esse produto pode causar avarias nos móveis e nos equipamentos eletrônicos.

Existem sanitizantes específicos para a higienização de vidraças, computadores, pisos e demais elementos decorativos. Invista nos itens apropriados. Eles garantem a máxima eficiência sem que seja necessário gastar quantidades absurdas do produto.

  1. Não misture artigos de limpeza

Outra confusão comum é misturar diferentes produtos de limpeza para atingir um resultado mais eficaz. Na verdade, a associação indevida dos químicos apresenta riscos. Ela pode gerar reações como liberação de gases tóxicos e até explosões.

A faxina geral é uma tarefa para especialistas. Se você não tem experiência nesse ramo, melhor chamar a ajuda de profissionais.

A terceirização do serviço de limpeza pode ser uma ótima alternativa. As equipes passam por cursos de capacitação e conhecem as melhores práticas para a higienização do seu negócio. Além disso, elas utilizam os próprios equipamentos. Você não precisa arcar com os custos de esfregões, aspiradores e detergentes, o que torna a operação bastante econômica.

Quer saber mais? Então entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento. Obrigado pela leitura e até a próxima.

 

Assine nosso blog!