Inconfidência

Confira cuidados indispensáveis na higienização de ambientes domésticos

O lar deve ser o local onde encontramos conforto e tranquilidade. Por isso, os cuidados com a higienização de ambientes domésticos são indispensáveis. É com a limpeza e a desinfecção das superfícies que nos livramos dos microrganismos causadores de doenças. E até respiramos melhor, pois não há tanta poeira no ar.

Dicas para a higienização de ambientes domésticos

Quer garantir uma casa mais saudável para você e sua família? Então acompanhe as dicas abaixo. São atitudes simples, mas que fazem uma baita diferença no dia a dia.

1. Tire os sapatos

Ao chegar da rua, tire os calçados e acomode-os na entrada. Vale até instalar uma sapateira no local, já deixando um chinelinho estratégico para circular pelos ambientes internos. Essa medida evita que você transporte a sujeira para dentro de casa. Já imaginou quanta porcaria está no chão que a gente pisa?

2. Abra as janelas

A ventilação cruzada é importante para renovar o ar do ambiente doméstico. Assim, a concentração de aerossóis suspensos diminui. Vale lembrar que essas são as vias de transmissão para Covid-19 e outras doenças respiratórias.

Arejar a casa também é necessário para reduzir a umidade. Isso contribui no combate ao mofo, um fungo que, além de estragar móveis e roupas, também pode ser prejudicial à nossa saúde.

Saiba mais: Limpeza é fonte de saúde, bem-estar e conforto

3. Use aspirador de pó

Vassoura e espanador são comuns para remover a sujeira mais grossa. Porém, quando recorremos a esses utensílios, acabamos espalhando partículas de poeira para todo lado. Por isso, uma higienização doméstica só estará completa após o uso do aspirador de pó, principalmente em estofados, prateleiras e atrás dos móveis.

4. Aplique o produto correto

Álcool e água sanitária são, ambos, sanitizantes poderosos. Como o preço também é acessível, esses acabam sendo produtos de limpeza bastante corriqueiros em casa.

Mas, antes de usá-los, verifique se há restrições. Alguns materiais não devem ser higienizados com esses abrasivos, pois podem ressecar ou ficar com manchas.

Dispositivos eletrônicos, por exemplo, devem ser higienizados com álcool isopropílico e pano seco. Já revestimentos de piso como o granilite requerem apenas água e sabão neutro.

Saiba mais: Como lidar com sujeira incrustrada no piso

5. Cuide da segurança

As substâncias usadas na higienização de superfícies podem ser tóxicas, além de causar alergias de pele. Para prevenir riscos, os fabricantes recomendam o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas de borracha e máscara.

Também devemos ressaltar os perigos das operações em altura. Afinal, não queremos causar acidentes domésticos, né? Para limpar corretamente as janelas de um apartamento ou o telhado da casa, é preciso utilizar itens de segurança, tais como capacete e cinto.

Se você não tem experiência nesse tipo de tarefa, muito menos equipamentos apropriados, conte com a ajuda de profissionais. Uma equipe terceirizada pode realizar o serviço de limpeza com agilidade, qualidade e responsabilidade.

Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento! Nossos colaboradores são altamente qualificados. O time passa por treinamentos periódicos e segue as melhores práticas para garantir a correta higienização de ambientes domésticos.

Conte conosco para limpeza em casa ou nas áreas comuns do condomínio residencial.

Assine nosso blog!

Assine nosso blog!