Inconfidência
Gestão de facilities tem impacto no clima organizacional

Gestão de facilities tem impacto no clima organizacional

A gestão de facilities é uma operação estratégica para as empresas. Estamos falando da manutenção das estruturas, o que inclui tanto reparos em equipamentos quanto serviços de limpeza e jardinagem. Mais que um cuidado para preservar o patrimônio, esse pode ser um investimento na melhora do clima organizacional. Veja por quê.

Clima organizacional melhora com manutenção das estruturas

Um ambiente de trabalho agradável independe do salário que o colaborador recebe ou do tamanho da organização onde ele atua. Às vezes, basta que as coisas funcionem.

Você já ouviu falar na teoria das janelas quebradas? Ela aponta que, quando o local não recebe a manutenção adequada, passa uma ideia de abandono. Assim, as pessoas ali presentes não se preocupam em preservar móveis ou objetos. A lógica é simples: se nenhum gestor se importa em consertar os equipamentos defeituosos, por que elas fariam diferente?

Em oposição, um lugar limpinho e conservado transmite qualidade. Os funcionários se sentem confortáveis em estar lá. Eles cumprem as tarefas com mais motivação, pois percebem que há investimento no bem-estar de todos. A mudança de comportamento nem sempre é consciente, mas os resultados são nítidos!

É por isso que a gestão de facilities assume um papel importante na melhora do clima organizacional. A princípio, esse setor está mais ligado à preservação do patrimônio e à prevenção de acidentes. Os efeitos de um serviço bem-executado, porém, respingam no capital humano.

Um simples jardim na empresa pode alegrar a equipe (e aumentar a produtividade como consequência). Quanto à limpeza do escritório, nem se fala: evita até doenças respiratórias. Portanto, seu negócio deve investir na manutenção das estruturas.

Como otimizar a gestão de facilities na sua empresa

O desafio é conciliar a gestão de facilities com o core business da organização. Por exemplo, o administrador de uma firma de contabilidade entende bastante de números, mas não domina técnicas de higienização de ambientes, certo? Sendo assim, melhor delegar a função para profissionais.

Sugerimos a terceirização de atividades-meio, como limpeza, portaria, copeiragem, jardinagem e manutenção predial. Deixe essa parte nas mãos de quem entende do assunto e você poderá focar energia naquilo que mais sabe fazer.

Uma prestadora de serviços terceirizada disponibiliza colaboradores altamente qualificados. Eles passam por capacitações periódicas e conhecem as melhores práticas do ramo. Ou seja: garantem uma gestão de estruturas eficiente, atendendo aos mais altos padrões de qualidade.

E você pode solicitar profissionais adequados à filosofia da empresa. A triagem por perfil acompanhada por psicólogos seleciona os indivíduos com mais chances de se adaptar à missão, à visão e aos valores do empreendimento. Dessa maneira, o pessoal terceirizado se incorpora facilmente à equipe. Mais uma forma de manter o clima organizacional sempre positivo!

Ainda tem dúvidas? Então confira nosso artigo sobre como avaliar o desempenho de colaboradores terceirizados. No fim das contas, você percebe que o custo/benefício dessa modalidade de contratação se mostra vantajoso.

A Inconfidência tem um quadro de funcionários prontos para auxiliar você na gestão de facilities de sua empresa. Entre em contato conosco e saiba como podemos colaborar.

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