Hoje estamos aqui para falar de impermeabilização de piso, um procedimento que aumenta a vida útil dos materiais e ajuda a cortar custos no longo prazo. O problema é que, na hora de fazer uma obra, muita gente negligencia essa etapa.
Tenha em mente que não dá para confiar na durabilidade dos revestimentos de pedra ou cerâmica. Essas superfícies são porosas e deixam passar umidade. Com o tempo, pode haver desprendimento de peças, mofo e até rachaduras nas estruturas de concreto devido às infiltrações.
Mesmo as superfícies mais resistentes têm um ponto fraco: o rejunte. Portanto, é necessário encontrar o impermeabilizante certo para garantir a manutenção dos espaços físicos.
Como funciona a impermeabilização de pisos
Existem basicamente dois sistemas de impermeabilização do piso: rígido e flexível. O do tipo rígido corresponde a argamassas, cimentos poliméricos, resinas e outros elementos incorporados à base da estrutura. Essas soluções são indicadas para áreas úmidas em geral, como lavanderias, cozinhas e banheiros.
Já os impermeabilizantes flexíveis são aplicados sobre a superfície após o assentamento. Produtos como manta asfáltica, verniz acrílico e tintas especiais se moldam e se adaptam ao local, criando uma película protetora que repele a água. Devem ser usados sobre tijolo, concreto, pedra e cerâmica porosa, entre outros.
Saiba mais: Como limpar granilite e carpete corretamente
Por que impermeabilizar o piso
Vale lembrar que o piso sofre desgaste natural, agravado pelo acúmulo de sujeira e pelo tráfego de pessoas ou máquinas no ambiente. Nesse cenário, a impermeabilização é uma maneira de desacelerar a ação do tempo. Isso evita investimentos frequentes em reparos ou reformas.
Conheça quatro vantagens de aderir ao sistema de proteção:
-
Durabilidade
Como dito, pisos impermeabilizados duram mais tempo. Lembre-se de que a umidade é a grande responsável pelo estufamento de azulejos, pelo apodrecimento do assoalho e por outros danos importantes.
-
Elegância
A camada impermeabilizante ainda protege a superfície contra riscos e manchas. Mesmo que você use químicos abrasivos na limpeza, os materiais de revestimento permanecerão belos por um longo período.
-
Limpeza
Como há essa ação repelente, as sujidades não aderem ao piso com tanta facilidade. Assim, o trabalho de limpeza e desinfecção fica muito mais simples. A equipe responsável gasta menos tempo e menos material na tarefa.
Saiba mais: Como lidar com as sujeiras incrustradas no piso?
-
Segurança
Infiltrações podem comprometer estruturas inteiras. Num prédio, por exemplo, a umidade deteriora não só o piso de uma sala, mas também o teto do andar inferior. Há aí um risco grave de acidentes em decorrência do descolamento dos revestimentos. Melhor evitá-los, né?
Terceirização das atividades traz resultados excelentes
A impermeabilização de pisos é uma atividade técnica. Logo, requer profissionais especializados para conduzi-la sem erros.
O mesmo vale para outros serviços. Limpeza, manutenção predial e zeladoria, apenas para citar alguns, demandam experiência e conhecimento adquirido em cursos de capacitação.
Na hora de montar a sua equipe, conte com o auxílio da Inconfidência. Nossos colaboradores terceirizados cumprem qualquer missão com responsabilidade, habilidade e eficiência. E você ainda economiza recursos.
Quer saber mais? Então acesse nosso artigo sobre como avaliar a relação custo/benefício da terceirização. Boa leitura!