Inconfidência

Impermeabilização de pisos: Conheça 4 vantagens desse sistema

Hoje estamos aqui para falar de impermeabilização de piso, um procedimento que aumenta a vida útil dos materiais e ajuda a cortar custos no longo prazo. O problema é que, na hora de fazer uma obra, muita gente negligencia essa etapa.

Tenha em mente que não dá para confiar na durabilidade dos revestimentos de pedra ou cerâmica. Essas superfícies são porosas e deixam passar umidade. Com o tempo, pode haver desprendimento de peças, mofo e até rachaduras nas estruturas de concreto devido às infiltrações.

Mesmo as superfícies mais resistentes têm um ponto fraco: o rejunte. Portanto, é necessário encontrar o impermeabilizante certo para garantir a manutenção dos espaços físicos.

Como funciona a impermeabilização de pisos

Existem basicamente dois sistemas de impermeabilização do piso: rígido e flexível. O do tipo rígido corresponde a argamassas, cimentos poliméricos, resinas e outros elementos incorporados à base da estrutura. Essas soluções são indicadas para áreas úmidas em geral, como lavanderias, cozinhas e banheiros.

Já os impermeabilizantes flexíveis são aplicados sobre a superfície após o assentamento. Produtos como manta asfáltica, verniz acrílico e tintas especiais se moldam e se adaptam ao local, criando uma película protetora que repele a água. Devem ser usados sobre tijolo, concreto, pedra e cerâmica porosa, entre outros.

Saiba mais: Como limpar granilite e carpete corretamente

Por que impermeabilizar o piso

Vale lembrar que o piso sofre desgaste natural, agravado pelo acúmulo de sujeira e pelo tráfego de pessoas ou máquinas no ambiente. Nesse cenário, a impermeabilização é uma maneira de desacelerar a ação do tempo. Isso evita investimentos frequentes em reparos ou reformas.

Conheça quatro vantagens de aderir ao sistema de proteção:

  1. Durabilidade

Como dito, pisos impermeabilizados duram mais tempo. Lembre-se de que a umidade é a grande responsável pelo estufamento de azulejos, pelo apodrecimento do assoalho e por outros danos importantes.

  1. Elegância

A camada impermeabilizante ainda protege a superfície contra riscos e manchas. Mesmo que você use químicos abrasivos na limpeza, os materiais de revestimento permanecerão belos por um longo período.

  1. Limpeza

Como há essa ação repelente, as sujidades não aderem ao piso com tanta facilidade. Assim, o trabalho de limpeza e desinfecção fica muito mais simples. A equipe responsável gasta menos tempo e menos material na tarefa.

Saiba mais: Como lidar com as sujeiras incrustradas no piso?

  1. Segurança

Infiltrações podem comprometer estruturas inteiras. Num prédio, por exemplo, a umidade deteriora não só o piso de uma sala, mas também o teto do andar inferior. Há aí um risco grave de acidentes em decorrência do descolamento dos revestimentos. Melhor evitá-los, né?

Terceirização das atividades traz resultados excelentes

A impermeabilização de pisos é uma atividade técnica. Logo, requer profissionais especializados para conduzi-la sem erros.

O mesmo vale para outros serviços. Limpeza, manutenção predial e zeladoria, apenas para citar alguns, demandam experiência e conhecimento adquirido em cursos de capacitação.

Na hora de montar a sua equipe, conte com o auxílio da Inconfidência. Nossos colaboradores terceirizados cumprem qualquer missão com responsabilidade, habilidade e eficiência. E você ainda economiza recursos.

Quer saber mais? Então acesse nosso artigo sobre como avaliar a relação custo/benefício da terceirização. Boa leitura!

Assine nosso blog!