A importância do profissional de limpeza para a saúde pública

A importância do profissional de limpeza para a saúde pública

Quando se pensa em preservação da vida, logo nos vêm à cabeça grupos de médicos e enfermeiros. Porém, existe outra categoria profissional extremamente importante para a saúde pública. Estamos falando dos colaboradores de limpeza. Este post é para enaltecer o trabalho dessas pessoas.

Saúde pública depende da limpeza de ambientes

A higienização de ambientes é um cuidado fundamental na prevenção de doenças. Isso porque a alta concentração de gente num recinto também eleva a proliferação de microrganismos nocivos, como vírus e bactérias. Banheiro público, refeitório de escola e até mesmo o escritório onde você trabalha são exemplos de lugares que devem ser limpos com frequência.

Essa necessidade ganhou ainda mais destaque após a pandemia de Covid-19. Quando o novo coronavírus se espalhou pelo planeta, a população precisou reforçar os hábitos de higiene.

Se máscara e álcool em gel foram incorporados à rotina do cidadão comum, imagine o impacto para os profissionais de limpeza! Essa categoria, frequentemente exposta a contaminantes, teve que adotar precauções extras para realizar o serviço com segurança. A indumentária básica – luva, botas e jaleco – ganhou a companhia de máscaras descartáveis, óculos de proteção e até escudos de acrílico para o rosto.

Mas, infelizmente, esse nível de zelo não chegou a todo mundo. Reportagem do UOL TAB aponta que, desde a pandemia, os hospitais brasileiros passaram a utilizar produtos de limpeza com mais frequência. Só que nem todos conseguem fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes de suporte.

A lista de EPIs recomendados pela Organização Mundial da Saúde incluiria máscara tipo N95, gorro e capote impermeável, entre outros itens citados anteriormente. Muitos desses acessórios são caros, ainda mais para instituições públicas. Ou seja: sem recursos, quem está na linha de frente do combate a doenças também enfrenta perigos, o que nos faz valorizar ainda mais esse pessoal.

Higienização de ambientes: deixe com os profissionais

Aqui no blog, reiteramos que a higienização de ambientes é trabalho para especialistas. Além de saber vestir EPIs da maneira correta, esses profissionais conhecem as melhores técnicas para uma limpeza eficiente. Assim, contribuem para a sustentabilidade ambiental e financeira das empresas.

Cada superfície requer um sanitizante específico. O produto aconselhado para higienizar dispositivos eletrônicos não é o mesmo para desinfectar pisos, por exemplo. Aliás, a aplicação de um desinfetante qualquer pode danificar a mobília, o que gera prejuízo para o negócio. Até um simples aspirador de pó errado causa problemas.

Também é preciso lembrar que os produtos de limpeza reagem entre si. Caso esses químicos sejam misturados de forma indevida, podem ocasionar acidentes, como queimaduras e explosões. Portanto, os colaboradores devem ter conhecimento técnico sobre quais itens utilizar e em qual quantidade.

Não importa o ramo de atuação de seu empreendimento. Clínicas médicas, pet shops, academias, salões de beleza, restaurantes, farmácias, supermercados… Todos dependem de uma higienização adequada. É questão de saúde pública.

A terceirização do serviço de limpeza une eficiência e economia de recursos. Entre em contato com a Inconfidência e solicite um orçamento! Nossas equipes estão preparadas para atender a todo tipo de missão.

Atendimento via WhatsApp
Converse via WhatsApp com nossa equipe para tirar suas dúvidas ou solicitar a visita de um consultor em sua empresa